terça-feira, 24 de setembro de 2013

Prova Bimestral Sextos Anos (3º Bimestre 2013)


Leia as instruções abaixo, com muita atenção, antes de realizar a prova!
Essa é uma prova com consulta. Possui apenas uma questão, mas fique atento(a), pois para respondê-la será necessário realizar muitas pesquisas e obedecer a seguinte regra:
-Não copie e nem cole sua resposta de nenhum site (eu farei a verificação pelo site “Plagium” antes de corrigir. Caso você adote esse procedimento, sua nota será zero;
-Faça sua prova sozinho(a)! Evite copiar respostas de colegas (nesse caso, a nota de todos seria anulada);
 -Digite sua resposta em um editor de texto Word, com a auto-correção ativada (erros de digitação, ortográficos e de escrita serão descontados na nota.
-O valor da prova será de 0 a 10;
-A resposta da prova deve ser feita em 20 linhas, e a mesma deve ser escrita com suas palavras.
-Data de entrega de postagem da prova: até dia 26/09/2013 (quinta-feira), às 23:59 horas;
-As provas enviadas após data e horário marcados acima não serão corrigidas!
-Antes de responder a prova marque o seu nome, número, série, data e fileira;

Pergunta
Redija um texto de 20 linhas (com suas palavras), que explique o ciclo das rochas.

Boa prova!

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nome:Matheus dos Santos Caracheste
    Número:27
    Série:6 ano 4
    Data:24
    Fileira:5

    Ciclo das rochas

    O Ciclo das Rochas inicia-se com a destruição das rochas da superfície pela ação dos agentes externos, como intemperismo e erosão ou a aglutinação de ambos.
    O intemperismo é o processo de degradação das rochas acontece quando expostas a atmosfera sofrem um ataque erosivo, provocado pelo clima, que pode modificar o seu aspecto físico ou a sua composição mineralógica. A erosão e o processo de desgaste mecânico, operado pelas águas correntes, pelo vento pelo movimento das geleiras e pelos mares.
    O produto resultantes da destruição são transportados por diversos fluidos passando a circular sobre a superfície terrestre por ação do calor solar e pela gravidade.
    Quando essas energia que os fazem circular eles depositam-se nas regiões mais baixas formando então as rochas sedimentares.
    Com o passar do tempo as rochas sedimentares são sepultadas a grandes profundidades sofrendo conseqüentemente o efeito o calor terrestre e se tornando cada vez mais duras.
    Nos níveis mais profundos cerca de 10 a 30 km, a temperatura e a pressão são maiores acontecendo a transformação em rochas metamórficas.





    ResponderExcluir
  4. Nome : Nicolle Danielle da Rocha Marcondes
    n:29
    serie: 6 ano 1
    data: 25/09/13
    fileira:f 1


    CICLO DAS ROCHAS

    As rochas podem ser separadas em três grupos de acordo com a origem.Os grupos são : metamórficas,magmáticas, sedimentares e ígneas.As rochas ígneas se originasse pelos resfriamento e a plutônicas do magma,elas podem ser plutônicas ou vulcânicas .As rochas vulcânicas ,se originaram do magma expelido nas erupções vulcânicas,ao chegar na superfície alava esfria rapidamente e se solidifica,um bom exemplo da rocha vulcânica OE BASALTO.As plutônicas formas se devido o resfriamento do magma da crosta.Ao se solidificar o magma torna uma rocha,por exemplo : o granito,usado para fazer bancadas e pisos . A rocha sedimentares e formada por pequenas partículas de outro tipos de rochas
    que sofreram erosão,com o acumulo crescente precionadas de baixo,elas são ultilisados em tijolos e artesanatos este três tipos de rochas transforma continuando na natureza por meio de um conjunto chamado CICLO DAS ROCHAS . A rocha formada nas profundidades, metamórficas e ígneas . Assim os sedimentos formam os sedimentos formam as rochas . A rocha sedimentares como o aumento da pressão e temperatura pode dar a origem a rocha
    ígneas o metamórfico .Assim forma o CICLO DAS ROCHAS.

    ResponderExcluir
  5. nome: Marcelo de Britto Cruz
    numero:19
    serie:6 ano 3
    o ciclo das rochas é o procedimento que a rocha faz para chegar aonde nós a vemos hoje ou em rochas comuns ou em pedra preciosas em fim as pedras vem do interior de um vulcão ativo quando as placas movimentam o vulcão entra em erupção fazendo a lava sair ao esfriar fora do vulcão vira a pedra comum e a que fica dentro esfria lentamente quando termina de esfriar forma pedras valiosas como o cristal, as rochas também depois de formada se transforma nesse ciclo rocha sedimentares mais orientação e o cosimento mais o aumento da pressão e da temperatura se transforma em uma rocha metamórfica mais fusão mais cristalização transforma em rocha magmática mais erosão mais transporte mais sedimentação mais diagénese transforma em uma rocha sedimentar e o ciclo se repete, e derrete com a lava debaixo da terra denominado magma derrete e quando sai se transforma em rochas de novo pronta para repetir o ciclo e ficar repetindo até o ser humano interferir e interromper esse ciclo, por fim as pedras passam por todo esse processo para ficar como nós a vimos hoje e para nós conseguimos estudar esse assunto temos que anotar por muito tempo até ele se completar

    ResponderExcluir
  6. “Essa resposta esta exatamente como o senhor pediu”

    Nome: Eric Valério da Silva Nº: 9 Fileira: 3 Serie: 6º ano 4 Data 26/09/13

    Avaliação

    O ciclo das rochas

    As rochas são classificadas nomes: rochas metamórficas, rochas ígneas e rochas sedimentares. As rochas metamórficas necessitam das outras rochas iguais a ígneas. A única rocha que só necessita de um componente e a sedimentar. O ciclo delas faz uma ajudar a outra, mas como eu ia dizendo a rocha sedimentar ela ajuda todas, mas só precisa só de uma rocha para sua transformação que são as rochas metamórficas. Esse ciclo nunca foi que brado e nunca será quebrado, pois ele prossegue deis do primeiro relato histórico no começo do nosso planeta. As rochas ígneas precisam tanto quanto rochas sedimentares e rochas metamórficas. A uma forma de transformar a s rochas ígneas, os causadores dessa transformação são chamados: intemperismo, erosão, transporte, sedimentação e por fim diagênese. Para as rochas ígneas se transformarem em rochas metamórficas só precisa passar pelo processo de metamorfismo. Já as rochas metamórficas precisam de todos os compositores das rochas ígneas, mas o ao contrario assim: diagênese, sedimentação, transporte, erosão e intemperismo. As rochas sedimentares só conseguem se transformar em rochas metamórficas pelo processo de metamorfismo. As rochas quando sai da atmosfera elas sofrer vários fatos como: reações de oxidação ai vêm o intemperismo e depois os componentes que são hidratação e solubilização, sazonais de temperatura, substancias orgânicas, variações diárias e etc. Os continentes se originaram de materiais menos densos do manto para superfície terrestre que envolveu o e envolve até os dias de hoje e envolvera até o ultimo desenvolvimento da Terra.

    ResponderExcluir
  7. Nome:Heldem Filipe Rocha Silva
    Número:11
    Série:6* Ano 1
    Data:25/09/2013
    Filira:4

    Ciclo Das Rochas

    O ciclo das rochas, é um conjunto de fenómenos geológicos, que consistem de vários movimentos mecånicos e alterações físicos-químicos, pelo que várias rochas chutam-se com outro outro tipo de rocha em seguências.
    A Terra não encontra-se em equilibrio, apesar de sua estabilidade.
    A gigante quantidade de energia recebida pelo Sol, a qual em parte vai para a atmosfera, hidrosfera e pequena porção vai para a litosfera tambem, é reponsavel pela sua dinåmica externa.
    Na Terra, no interior dela existe gigante quantidade de energia, que é da energia calorófica. Gerada pelo movimento de radiotividade e por compressão e reajustes fisico-químicos do minerais.
    Esta energia irá provocar, ações mecånicos fisico-químicas cuja consequência é dinåmica interna.
    Os dois tipos de dinåmica, externa e interna, continuam se interrupção. Porem, alguns fenómenos tentam estabelecer o equilibrio, e outros alterá-lo. Nunca consegue o equilíbrio, pois a Terra perde e recebe energia consecutivamente.
    Isso vaz ocorrer um ciclo. Apartir de um magma origina rochas ígneas ou magmáticas. Quando os sedimentos alcançam níveis altos, podem regnear magmas fechando o ciclo das rochas.

    ResponderExcluir
  8. Nome : Michel de Matos
    N° 25
    Série : 6°2
    Fileira : 2

    Ciclo das rochas

    Há vários tipos de rochas existentes no planeta , há a rocha magmática , que são formadas pela solidificação do magma , que possui na segunda camada da terra, o manto , que possui esse magma ou mais conhecido como lava. Alguns exemplos de rochas magmáticas plutônicas São : granito, gabro, diorito, sienito , e vulcânicas são : basalto, riolito, andesito, dacito . As rochas sedimentares são formadas por lascas de outras rochas , quando juntados , ao passar chuva , durante milhões de anos essa rocha , ao invés de varias lascas , forma somente uma rocha . Alguns exemplos de rochas sedimentares são : arenito, conglomerado, siltito, calcário . As rochas ígneas são iguais as rochas magmáticas , que são resfriadas no interior dos vulcões ou no exterior dos vulcões . Quando o magma é resfriado na superfície da crosta terrestre da terra , esse processo é chamado de vulcanismo , e quando o magma é resfriado na parte interior da crosta terrestre da terra , esse processo é chamado de plutonismo . As rochas metamórficas são formadas no interior da terra , a partir de rochas que tiveram estrutura , textura ou composição alterada. Alguns exemplos de rochas metamórficas são :mármore, quartzito, gnaisse, xisto .

    ResponderExcluir
  9. PROVA BIMESTRAL 3°

    O CICLO DAS ROCHAS

    Como já estudamos, o ciclo das rochas são as transformações ocorridas pelas rochas no decorrer do tempo.
    Essas transformações são derivadas de fenômenos naturais, ou seja, um tipo de rocha se transforma em outro.
    Esse ciclo depende dos processos geológicos para a geração de energia e do ciclo hidrológico para a água.

    O ciclo das rochas ocorre com a destruição das rochas que estão na superfície e devido à ação de agentes externos (chuvas, ventos, etc.) ocorre ação conhecida como Intemperismo. Processo de degradação das rochas.
    Através do intemperismo são gerados os sedimentos que passam a circular sobre a superfície terrestre através do calor solar ou da gravidade.
    Toda essa transformação ocorre na superfície da Terra, com a erosão causada por ventos e chuvas. No termino desse processo forma-se as rochas sedimentares que ao longo do tempo no interior da crosta terrestre se transformam em rochas metamórficas.
    As rochas metamórficas acabam virando magma, que se solidifica e se transforma em rocha ígnea, dando novamente inicio ao ciclo, porém esse ciclo leva milhões de anos para ocorrer.

    Julia Audrey Possatti – n° 14
    F.2 6º ANO 2

    ResponderExcluir
  10. nome:matheus sousa leite numero:28 serie:6 ano 4 fileira:5 data:26 09 13 o ciclo das rochas As rocha sao corpos solidos que formam a listofera e a camada mais superficial da crosta terrestre. as rocha podem ser classificadas emm trens grupos que sao:magmaticas,igneas,sedimentares e metamorficas. as rocha igneas originam-se pelo resfriamento e solidifecaçao do magma,elas podem ser vulcanicas ou talvez em eurupçoes vulcanicas. ao chegar a superficie a lava e solidifica-se porisso que ocorre o ciclo da rochas.

    ResponderExcluir
  11. Nome: Gabriel Farias de Almeida N°: 9° Série: 8° ano 1 Data: 26/09/2013 Fileira: 5°

    Alguns cientistas e toricos afirmam que o aquecimento global è sim causado pelo homem>Com isso esse debate é intenso, pois o clima muda gradativamente e natural.Com as indústrias de produção de combustíveis, os desmatamentos, isso vem aumentar e muito a emissão de gases de efeito estufa, o dióxido de carbono.Com isso causando e ajudando com o aquecimento global.Com várias mudanças climáticas dissem ser provocadas pelos homens, em alguns lugares sofreram com as grandes enchentes,temporais e temperatura alta.Mas os meteorologistas já tentam alcalmar a população que esses fenômenos são naturais.Enfim será que o culpado do aquecimento global é mesmo o homem ?.Ou o culpado éo dióxido de carbono?.As mudanças climáticas também são causados pelo sol e pelos raios cósmicos.Na minha opinião eu acho sim que somos os causadores do aquecimento global, pelas queimadas, as dematação, a poluição dos carros, as industrias com os seus gases poluindo, enfim creio sim que temos colaboração com o aquecimento global.Pois estamos poluindo os céus, rios e mares, com as sujeiras é poluição.

    ResponderExcluir
  12. Nome: Ikaro Novaes de Oliveira
    Nº:10
    Serie: 6º 2
    Data: 26/09/2013
    Fileira: 3

    As rochas podem se classificar em três tipos ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas. As ígneas ou magmáticas surge do resfriamento do magma e formam cristais nela, as rochas vulcânicas que também surgem do magma não tem cristais porque o magma sai do vulcão e esfria muito rápido por isso que não tem cristais, as rochas ígneas podem ser originadas de duas maneiras as vulcânicas e plutônica, a plutônica e formada na crosta terrestre e as vulcânicas fora da crosta. As rochas sedimentares são formadas por outras pedras que vão caindo uma em cima da outra e pela ação da chuva e do sol elas se grudam só que esse processo duram milhões e milhões de anos, dois exemplos de rochas sedimentares são: o arenito e o calcário, e das rochas sedimentares podem ser utilizadas para fazer tijolos, telhas e artesanato. As rochas metamórficas surgem do interior do solo, a partir das rochas que foram modificadas, isso ocorre pela pressão ou altas temperaturas, exemplos: a gnaisse e o mármore. Essas três rochas transformam-se pela natureza e isso e chamado de ciclo das rochas. As rochas ígneas e metamórficas sobem para a superfície e depois de um tempo transformam-se em rochas sedimentares, e com a alta pressão elas podem descer e voltar a ser ígneas ou metamórficas de novo, isso e ciclo das rochas.

    ResponderExcluir
  13. Prova Bimestral de Geografia (3° bimestre)

    Nome: Geovana Soares Godoy
    n°: 7
    série: 6° ano 3
    data: 26/09/13
    fileira: 3
    O ciclo das rochas

    Em primeiro lugar existem três tipos de rochas que são: Magmáticas (ou Ígneas), Metamórficas e Sedimentares.

    A primeira transformação é da rocha Magmática em Sedimentares:
    Este ciclo é fechado , por isso não sabemos onde começa e onde o ciclo termina ; Por conta dos movimentos da Terra muitas rochas Magmáticas se formam abaixo da superfície da terra e acabam emergindo . Com a água , os ventos , a exposição ao Sol e às chuvas , essas rochas acabam se modificando. O nome desse processo é intemperismo e o seu resultado são as rochas Sedimentares.

    A segunda transformação é a das rochas Sedimentares em Metamórficas:
    Ao passar do tempo as camadas da terra vão se sobrepondo e as rochas sedimentares vão se acumulando, com a pressão da terra e o calor , essas rochas se tornam mais duras e passam a ser chamadas de rochas Metamórficas , esse processo se chama metamorfismo.

    A terceira transformação é o das rochas Metamórficas em Magmáticas:
    Como esse processo não termina , as rochas Metamórficas podem modificar se por causa da pressão da terra e do calor , e com isso derretendo e se transformando em lava e , quando essa lava endurece , forma se novamente as rochas Magmáticas , e o nome desse processo é fusão.

    Quarta transformação: Transformações diretas:
    Também pode ocorrer o caso de a rocha Magmática se transformar em rocha Metamórfica , ou até as rochas Metamórficas apareçam na superfície e se transforme em rocha Sedimentar .
    Uma transformação não pode ser possível que é as das rochas sedimentares se transformarem diretamente em rocha Metamórfica.

    ResponderExcluir
  14. Prova Bimestral de Geografia (3° bimestre)

    Nome: Geovana Soares Godoy
    n°: 7
    série: 6° ano 3
    data: 26/09/13
    fileira: 3
    O ciclo das rochas

    Em primeiro lugar existem três tipos de rochas que são: Magmáticas (ou Ígneas), Metamórficas e Sedimentares.

    A primeira transformação é da rocha Magmática em Sedimentares:
    Este ciclo é fechado , por isso não sabemos onde começa e onde o ciclo termina ; Por conta dos movimentos da Terra muitas rochas Magmáticas se formam abaixo da superfície da terra e acabam emergindo . Com a água , os ventos , a exposição ao Sol e às chuvas , essas rochas acabam se modificando. O nome desse processo é intemperismo e o seu resultado são as rochas Sedimentares.

    A segunda transformação é a das rochas Sedimentares em Metamórficas:
    Ao passar do tempo as camadas da terra vão se sobrepondo e as rochas sedimentares vão se acumulando, com a pressão da terra e o calor , essas rochas se tornam mais duras e passam a ser chamadas de rochas Metamórficas , esse processo se chama metamorfismo.

    A terceira transformação é o das rochas Metamórficas em Magmáticas:
    Como esse processo não termina , as rochas Metamórficas podem modificar se por causa da pressão da terra e do calor , e com isso derretendo e se transformando em lava e , quando essa lava endurece , forma se novamente as rochas Magmáticas , e o nome desse processo é fusão.

    Quarta transformação: Transformações diretas:
    Também pode ocorrer o caso de a rocha Magmática se transformar em rocha Metamórfica , ou até as rochas Metamórficas apareçam na superfície e se transforme em rocha Sedimentar .
    Uma transformação não pode ser possível que é as das rochas sedimentares se transformarem diretamente em rocha Metamórfica.

    ResponderExcluir
  15. Atenção caros (as) alunos (as)! Essas provas já foram corrigidas e as notas serão passadas em minha caderneta! Algumas considerações e correções serão feitas em sala de aula! Abraços a todos!

    ResponderExcluir

Escreva sua resposta ou comentário!Logo após a verificação e avaliação do mesmo, eu publicarei assim que for possível.