sábado, 31 de agosto de 2013

6º Ano 2 (Lição do 3º Bimestre-Parte 2)





Preste bastante atenção aos enunciados!
Responda nos comentários do Blog!
Não se esqueça de colocar o seu nome completo, número de chamada, série e o número da sua fileira!
Leia atentamente as dicas no final dessa postagem!
Data limite para entregar essa lição: (Domingo) 22/09/2013 (As respostas entregues após essa data não serão aceitas!)
Bom trabalho!

1)      Assista aos dois vídeos e depois leia o artigo no link “Tipos de rochas”. Em seguida, escreva um relatório sobre os vídeos e faça um resumo sobre o artigo lido.
Formação das rochas (Vídeo 1)

O ciclo das rochas com OS VINGADORES (Vídeo 2)

Tipos de rochas

 

2)    Assista aos dois vídeos e depois leia os artigos nos linksEscassez de água na África ” e “ONU propõe soluções para problema da água na África”. Em seguida, escreva um relatório sobre os vídeos e faça um resumo sobre os artigos lidos.


Plantão Enem - Geografia - Água: utilização e problemas (Vídeo 1)

Uso racional da água (Vídeo 2)


Escassez de água na África

 

ONU propõe soluções para problema da água na África


 

3)    Assista aos quatro vídeos abaixo e depois escreva um relatório sobre eles.


Aula 01 de Hidrografia

http://www.youtube.com/watch?v=-rL9dxb22m4

 

PLANETA ÁGUA

http://www.youtube.com/watch?v=uk3QuW_koJ8

 

A Falta de Água no Planeta

http://www.youtube.com/watch?v=kpWK2xebeW0

Hidrografia: Aproveitamento dos Rios

http://www.youtube.com/watch?v=Pu0w0QcsuIg

 

4)      Leia o artigo abaixo e faça um resumo sobre ele.

 

Rio Nilo

http://www.brasilescola.com/geografia/rio-nilo.htm

 

5)      Assista aos cinco vídeos abaixo e escreva um relatório sobre eles.

PLACAS TECTONICAS GEOLOGIA

http://www.youtube.com/watch?v=p3DGDgLVpt0

 

 

As formas de relevo

http://www.youtube.com/watch?v=XUipo0kP_K8

Filme de Geografia -Relevo

http://www.youtube.com/watch?v=R0N5GV0g8-M

 

Tietê - Água Verdadeira (Memorial do Rio Tietê - Salto/SP)

http://www.youtube.com/watch?v=H6cYGZpzQ7I

 

Poluição do Rio Tiete no Estado de São Paulo

http://www.youtube.com/watch?v=WXD0IxFY4aU

 

O Brasil e suas usinas hidrelétricas

http://www.youtube.com/watch?v=GtJVxVU17Xs

 

6)      Assista aos dois vídeos abaixo e escreva um relatório sobre eles.

Rio Pinheiros - História, lugar, memória

http://www.youtube.com/watch?v=i9O3FVcjM80

Se o Rio Pinheiros falasse...

http://www.youtube.com/watch?v=Tm6zkEkzN9M

 

7)      Assista aos dois vídeos abaixo e escreva um relatório sobre eles.

Geografia - Aula 03 - Climatologia

http://www.youtube.com/watch?v=gtGP4yyM6GU

Vídeo Aula ENEM - Geografia - Climatologia - Prof. Aldo Resende

http://www.youtube.com/watch?v=S6eHPfmboAc

CLIMA DO BRASIL

http://www.youtube.com/watch?v=g7ak6WMdFaY

 

 

Dicas para os relatórios dos vídeos:

Assista a uns dois vídeos por dia e faça o relatório no dia em que você assistiu ao vídeo! Não assista ao vídeo apenas uma vez, veja pelo menos umas duas vezes cada vídeo! Não se esqueça que quando você tiver dúvidas, você pode voltar o vídeo quantas vezes você quiser (nos trechos mais difíceis). Siga os velhos ditados abaixo:

“Se carregares um punhado de areia por dia, após vários dias terás carregado uma montanha!”

“Se levantares um bezerro todos os dias, desde o nascimento do mesmo, após um tempo estarás levantando um touro!”

Moral dos ditados: Não deixe suas lições para a ultima hora! Se você fizer um pouquinho por dia, verás que não é muita coisa!

26 comentários:

  1. Comentários sobre os vídeos:
    “Formação das Rochas”

    Igneas, metarmórficas e magmáticas, são formadas por processos no inteiror da Terra, já as rochas metamórficas não sofrem fusão , ou seja , seu material não é derretido, porém sofre alteraçãoes devido a pressão de temperatura; as rochas igneas são fundidas através da formaçã do magma, se resfria no interior do planeta através do “plutanismo” e o resfriamento no exterior da crosta terrestre denomina-se “vulcanismo”.
    As rochas possuem idades diferentes, nelas estão registrados os principais eventos ocorridos na terra, que também nos revela dados através da linha do “tempo geológico”.
    Podemos estudar as formações das camadas terrestres de duas formas: a “datação relativa”, que é através das camadas que se formam sobrepostas e “datação absoluta”, através da radioatividade.
    Julia Audrey Possatti – nº 14
    F. 2 – 6º Ano 2

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  2. Ciclo das Rochas

    De uma forma descontraída os Vingadores nos explicam sobre o ciclo das rochas, começamos a aprender sobre o que é rocha, ou seja, são corpos sólidos que formam a camada superficial da crosta terrestre, e novamente estudamos que são classificados em três grupos: Magmáticas ou ígneas, sedimentares ou metamórficas.
    As rochas ígneas podem se originar de duas maneiras:
    • Vulcânica
    • Plutônica
    As plutônicas se formam no interior da crosta e a vulcânica no exterior.
    As rochas sedimentares são compostas por partículas de outras rochas que sofreram erosão, que com o passar do tempo se transformam em varias camadas compactadas.
    Alguns exemplos de rochas sedimentares são:
    • Arenito
    • Calcário
    Já as metamórficas tem como origem o interior da terra devido às altas temperaturas e pressões.
    Alguns exemplos desse tipo de rocha são:
    • Gnaisse
    • Mármore
    Devido a todas essas transformações temos então o: CICLO DAS ROCHAS.
    Julia Audrey Possatti – nº 14
    F. 2 – 6º Ano 2

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  3. TIPOS DE ROCHAS

    No decorrer dos estudos geográficos, podemos reforçar a estrutura geológica é extremamente fundamental na formação de recursos minerais além de relevos e solos.
    Julia Audrey Possatti – nº 14
    F. 2 – 6º Ano 2

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  4. ÁGUA: UTILIZAÇÃO E PROBLEMAS

    Nosso Planeta é composto por 70% de água, pois ela é um recurso natural limitado, 80% de água disponível vem através de evaporação dos mares, processo conhecido como “Circulo Geoquímico”, que permite a vida nos ambientes orgânicos e inorgânicos, porem sabemos que existem problemas e limitações devido às regiões na qualidade da água por causa da desordem ecológica, mas não caracteriza escassez da água para todo planeta, mas o consumo de uma plantação pode ser de 70% e 22% na indústria. Ainda hoje existem pessoas que vivem sem saneamento básico e morrem pela contaminação da água, pois cerca de 20% da população não tem acesso à água potável. A escassez da água é sentida há muito tempo pelos mais pobres, pois ela esta se tornando raridade.

    Julia Audrey Possatti – nº 14
    F. 2 – 6º Ano 2

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  5. USO RACIONAL DA ÁGUA

    Nosso Planeta é composto por 71% de água, a qual ocupa quase toda sua superfície, porém menos de 3% é de água doce, que chega a menos de 1% disponível para consumo, ou seja, muitas águas estão congeladas em geleiras ou subsolo.
    Para tudo consumimos água, agropecuária, o plantio de uma maçã ou o café, produção de uma camiseta de algodão e até um simples hambúrguer, etc.
    De acordo com relatórios das nações unidas sofremos muito com a falta de água, por isso foi desenvolvido o "Fórum Mundial da Água", que a cada três anos buscam soluções para melhorar o consumo da água, foi declarado também que devido a mudanças climáticas, ambientais, econômicas, refletem em nossos mananciais, pois até mesmo empresas que poluem dentro dos limites legais "serão punidos também".
    Sabemos que os lixos jogados em vias públicas é um dos grandes fatores de poluição, pois se acumulam nos esgotos e produzem resíduos e danos aos rios, lagos e lagoas e seu tratamento será de alto custo à população.
    Por isso devemos fazer o uso racional da água e descarte correto dos lixos, pois novos hábitos serão fundamentais para a conservação de nossos recursos hídrico e meio ambiente.
    Julia Audrey Possatti -n°14
    F.2 6º ANO 2

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  6. ESCASSEZ DE ÁGUA NA ÁFRICA

    A escassez de água já é uma realidade mundial, o que mais se destaca no assunto é o continente Africano.
    De acordo com levantamentos realizados pela ONU (Organização das Nações Unidas), já há nações que estão em "estresse hídrico", ou seja, limite de água por pessoa totalmente reduzida, que de 16.800m² oferta anual de água por pessoa em 1950, atualmente está em 6.800m² e os países 1.000m² já estão em "grave penúria de água".
    A situação no continente Africano está em alerta, pois seu clima predominante é o árido e semiárido e mesmo as regiões da África que possuem reserva, também estão apresentando pontos de "estresse hídrico".
    Julia Audrey Possatti - n°14
    F. 2 - 6º ANO 2

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  7. ONU PROPÕE SOLUÇÃO PARA PROBLEMA DA ÁGUA NA ÁFRICA

    De acordo com o Programa das Nações Unidas para o meio ambiente (Pnuma), foi proposto um investimento nos recursos naturais da África, simples e de baixo custo, é coletar a água da chuva, que teria um resultado local e para o mundo todo esse tipo de prevenção, pois na África a chuva cai durante todo o ano, e com esse resultado forneceria água potável a 13 bilhões de pessoas, quase o dobro de população mundial.
    A África tem muito potencial na riqueza de seus recursos naturais, apesar dos problemas com infraestrutura.
    Julia Audrey Possatti - nº 14
    F.2 6º ANO 2

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  8. AULA 1 DE HIDROGRAFIA

    • HIDROGRAFIA - Parte da Geografia que classifica e estudam as águas do planeta, inclue oceanos, mares, geleiras, lagos, água subsolo, rio, atmosfera.
    Totalizada em 97,3% nossa reserva hídrica do mundo, que em sua maior parte está localizada em oceanos e mares.
    A Bacia Hidrográfica ou Bacia de Drenagem de um curso da água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água e seus afluentes, área geográfica medida em Km². Nossa maior Bacia Hidrográfica é a Bacia Amazônica, que por sinal é a maior do mundo.
    Já o mar é uma longa extensão de águas salgadas conectadas com o oceano.
    No caso dos rios, é uma corrente natural de água que flui em continuidade, calda considerável, desemboca no mar, no lago, ou noutro rio, em tais casos chamados de afluentes, quando menores que deságuam em rios principais.
    • ELEMENTOS DE UM RIO
    Quando há a função de dois ou mais rios é chamado de "confluência" ou "convergência" quando para determinado ponto.
    • Foz - é um local onde deságua um rio, em outro rio, ou lago, ou em um oceano.
    • Nascentes - é o ponto onde se origina as águas do rio.
    • Leito - local onde o rio corre solo por onde as águas escorrem.
    • Margem - laterais do curso do rio que delimitam sua largura.
    • Talvegue - é a linha que se encontra no meio da região mais profunda de um rio onde sua corrente é mais rápida.
    • Vau - trecho do rio, lago, mar, com profundidade rasa para passar a pé, ou a cavalo, ou veículo.
    Julia Audrey Possatti - n°14
    F. 2 - 6º ANO 2

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  9. PLANETA ÁGUA

    A água está se tornando um bem cada vez mais raro, nosso planeta é um ponto azul no universo, porém, é composto por 97,5% de água salgada, 2,5% por água doce, mas a maioria está congelada nos polos. O que nos sobra de água doce para consumo é de 0,007%.
    Pois para alguns habitantes da terra a água potável é como um sonho.
    Em Benin na África, não existe falta d' água, mas a água está cada vez mais poluída. Em Benin o nível de poluição é alarmante, pois estão jogando pesticida nos rios para facilitar a pesca. Os peixes estão contaminados até por mercúrio.
    Muitas crianças estão bebendo água contaminada por até cloriformes fecais, o mais agravante em Benim é que eles não têm falta d' água, mas sofrem com a poluição da mesma.
    Já no Brasil a maior parte de contaminação são os esgotos que desembocam em nossos rios, pois apenas 20% tratam o esgoto, se não bastassem os esgotos, os agrotóxicos das lavouras também estão nos prejudicando.

    Julia Audrey Possatti - n°14
    F. 2 - 6º ANO 2

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  10. FALTA DE ÁGUA NO PLANETA

    Já estudamos e sabemos que 97% do planeta é composto por água salgada e 3% por água doce, mesmo com essa diferença ainda não nos conscientizamos do seu uso racional, pois a água é o elemento mais precioso para a vida, ela "água" compõe de 60 70% do peso do nosso corpo, pois o ser humano bebe em média 4 litros de água por dia. Esquecemos que a maioria dos seres vivos necessita dela para viver.
    • Fechar a torneira enquanto lavam a louça e escova os dentes;
    • Economize o tempo de descarga;
    • Acumule roupas para a lavagem;
    • Utilize água da maquina para lavar o quintal.
    Devemos economizar, pois 29 países já tem falta d'água, devido à escassez, estão sugerindo conflitos e disputas pelas fontes mundiais de água e o Brasil é uma delas.
    Julia Audrey Possatti - n°14
    F. 2 - 6º ANO 2

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  11. HIDROGRAFIA - APROVEITAMENTO DOS RIOS

    As Bacias Hidrográficas são: Bacias do Araguai, do Tocantins, da Amazônia, do Paraguai, Paraná, São Francisco e as Secundárias são: Bacias do Nordeste, do Leste, do Sudeste (se, rios principais).
    Esses rios terão as utilidades acima de acordo com a estratégia política do local, se fizer fronteira com outros países será um rio internacional também, pois seu potencial será negociado com outros países, será utilizado pelos dois países ou estado.
    A Bacia do Paraná é a mais utilizada para geração de energia, devido a sua região e seu maior consumidor nela desemboca o rio Tietê.

    Julia Audrey Possatti - n°14
    F. 2 - 6º ANO 2

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  12. ARTIGO - RIO NILO

    O Rio Nilo desemboca no Mar Mediterrâneo e sua Bacia Hidrográfica abriga vários países do continente Africano. Ele é formado a partir da confluência de basicamente três rios: Nilo Branco, Nilo Azul e Nilo Atbara.
    O Nilo tem concentradas 90% da população Egípcia, estabelecida em suas margens.
    A partir do processo natural de cheias e vazantes do Rio a população aproveitou a enorme quantidade de nutrientes deixados pelo rio no solo, para desenvolver o cultivo de cereais para sua alimentação.
    Em 1971 foi construída uma represa chamada Assua, a partir daí o rio alterou o seu regime, impedindo a fertilização natural do solo, forçando os produtores utilizar insumos agrícolas para suas plantações.

    Julia Audrey Possatti - n°14
    F. 2 - 6º ANO 2

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  13. PLACAS TECTÔNICAS GEOLOGIA

    Nosso planeta possui uma casca rachada a crosta, que se movem, se choca e se separam, se empurram. Já no caso da Islândia as placas estão se afastando tentando dividir a ilha em duas.
    Os terremotos e vulcões nos fazem lembrar que as placas existem, elas se movimentam devagar, igual ao crescimento de uma, então elas liberam energia que são os terremotos.
    Atualmente 60 vulcões estão ativos em todo o mundo e mais de mil podem acordar a qualquer momento.
    De acordo com os cientistas em milhões de anos os terremotos e os vulcões vão acordar então o planeta terra será morto, como Marte ou Vênus. Até então os vulcões em atividade vulcânica ajuda na criação, pois os vulcões fazem com que o planeta troque de pele, novas peles, etc.
    Essa troca de pele faz com que se forma uma ilha submarina, os vulcões aquecem a água do mar gerando a energia da vida mesmo aonde o sol não chegue.
    Julia Audrey Possatti - n°14
    F. 2 - 6º ANO 2

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  14. AS FORMAS DE RELEVO

    Nossa Crosta Terrestre é muito fina e está em constante movimento, nossa litosfera que é a Crosta Terrestre, parte extrema do planeta.
    Quanto mais penetramos na Crosta Terrestre mais a temperatura aumenta, ou seja, a cada trinta metros que você penetra aumenta 30° C e ficando cada vez mais quente, 5.500 graus não precisa ir tão longe, já a 60 km de profundidade a temperatura está tão quente que as rochas não ficam em estado sólido, que então forma-se o magma, material pastoso, que com sua alta temperatura cria altas pressões.
    As Placas Tectônicas tendem a ficarem umas sobre as outras, onde s bordas se enrugam formando dobra ou rompe-se, originando as montanhas, uma cadeia de montanhas como os Alpes, os Andes, a Himalaia, são áreas de colisão entre as placas. A terra se move com frequência nas zonas de colisão entre as placas, quando isso ocorre temos os terremotos.
    O que desencadeia tanta força é o magma, que podemos observá-lo quando ele chega à superfície durante a erupção de um vulcão, material pastos do interior da Terra, penetra pelas fraturas da crosta e chega à superfície formando os vulcões é o que chamamos de vulcanismo.
    Já as planícies são terras planas, que antigamente estavam submersas pelos mares ou rios e nosso relevo é constantemente modificado pelas forças do interior da terra e fatores externos como a chuva e o vento, matérias trazidos de áreas mais altas se depositam em nossa planície.
    O principal modelador do relevo é a água no caso de uma cachoeira, ela cai em grande velocidade, onde a água com mais força no desgaste do relevo, é o que chamamos de erosão.
    Através do intemperismo a água leva parte das rochas para outros lugares, com sua força ela dissolve os minerais menos resistentes, porém leva milhares de anos para que as rochas se dissolvam.

    Julia Audrey Possatti nº14
    F.2 6º ANO 2

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  15. FILME DE GEOGRAFIA - RELEVO

    • Relevo: toda forma originada pelo terreno, através das montanhas, serras, depressões, etc.
    • Montanhas: possuem as maiores altitudes do relevo terrestre.
    • Planalto: forma de relevo com área irregular e altitude superior a 300 metros, são planos ou inclinados, resultando erosões.
    • Depressões: parte do relevo mais plana que o planalto, com leve inclinação e altitude em 100 e 500 metros.
    • Planícies: forma de relevo plana e pouco inclinada, pouco acidentada predominando a acumulação de sedimentos, podem ser: costeira, aluviais e de piemonte.
    • Relevo submarino: é conhecido também como plataforma continental, estrutura geológica continental abaixo do nível do mar.
    Com o passar do tempo às depressões do terreno de plataforma continental tornam-se bacias sedimentares de grande importância, para a exploração de petróleo no oceano.
    • Intemperismo Físico: desagregação das rochas por agentes físicos e biológicos.
    • Rochas por Agentes Químicos: é a decomposição das rochas por agentes químicos e biológicos, exemplo: formação caverna.
    • Solo: é constituído por rocha intemperizada, água, ar, matéria orgânica.
    • Ilhas Oceânicas: geralmente de origem vulcânica ou cumes do relevo submarino.
    Julia Audrey Possatti - n°14
    F. 2 - 6º ANO 2

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  16. TIETÊ - ÁGUA VERDADEIRA

    Da nascente a foz são 1.136 km de extensão.
    O nome Tietê vem da língua Tupi Ty e eté = Ty = rio, eté = verdadeiro, importante, ou seja, água verdadeira, rio verdadeiro, no sentido de rio importante, outro nome dado a ele no passado era Anhembi, traduzido como rio das Anhumas, a Anhuma é uma ave que se encontrava em abundância nas margens do rio.
    Desde a colonização o Rio Tietê era usado para navegações, Portugueses, Espanhóis navegaram em suas águas ou orientavam-se por suas margens, Bandeirantes a procura de índios e metais preciosos, padres, comerciantes, autoridades, etc.
    No século XVIII o Tietê foi o palco de uma das maiores aventuras brasileiras, com a descoberta do ouro em Cuiabá, no Mato Grosso, ele se tornou parte do caminho fluvial das monções, incríveis expedições que levavam pessoas, alimentos, ferramentas e outros materiais até Cuiabá e de lá trazia o ouro extraído das minas. Viagens estas que duravam de 04 a 06 meses, através de suas expedições se tornou possível o povoamento do interior do Brasil.
    Com o passar do tempo às regiões cortadas pelo rio tiveram o aumento da agropecuária.
    A indústria cada vez mais foi avançando das Capitais para o interior também.
    O Tietê é um rio de muitas faces, além de sua importância desde o passado, do caminho para a cultura, a ajudou a produzir, no tempo presente ainda abre um leque de opções, pois é um rio com muitas barragens e usinas hidrelétricas.
    Ele integra o sistema hidroviário pelo rio Paraná, pois ele faz parte da hidrovia do MERCOSUL. Mas infelizmente com toda sua contribuição para nossa história de sucesso não o livraram da degradação ambiental, pois muitas coisas boas desapareceram por causa da poluição.
    Por isso foi criado um Projeto chamado Tietê para tratar o esgoto de São Paulo, pois ele é considerado um brasileiro chamado "Tietê".
    Julia Audrey Possatti - n°14
    F. 2 - 6º ANO 2

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  17. POLUIÇÃO DO RIO TIETÊ NO ESTADO DE SÃO PAULO

    Como podemos perceber a construção das marginais vem causando alguns problemas para o rio: como o lixo, o esgoto, o mau cheiro e até as enchentes.
    Já nos anos 90 uma nova fase se inicia a despoluição, o rebaixamento da calha, o aprofundamento dos leitos do rio.
    No início do século 20 muita carga e pessoas foram transportadas pelo rio que na época era vivo.
    A construção das rodovias deixou o rio em segundo plano, pois agora o transporte de carga é feito por caminhões.
    O mau cheiro, uma mistura de produtos químicos e esgoto pode ser sentido de um helicóptero a 150 metros de altura.
    Se existe espuma no rio existe oxigênio e aí o rio volta a ter vida.
    O bio degradável tira o metal pesado, o resíduo químico da água e joga para cima, ou seja, joga para o ar, para que se degrade então a gente passa a respirar, isso causa os ardores de garganta.

    Julia Audrey Possatti - n°14
    F. 2 - 6º ANO 2

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  18. O BRASIL E SUAS USINAS HIDRELÉTRICAS

    Hoje temos mais de 900 Usinas Hidrelétricas de todo as partes que fornecem 80 % da energia elétrica consumida no país. Energia para produzir aço e aviões, mover indústrias e iluminar salas de aulas, ligar computadores, processar grãos.
    Energia que nos dá força, sustentabilidade para nosso crescimento e segurança.
    O Brasil tem petróleo, bio massa, sol, ventos, minérios, carvão e energia nuclear, porém a energia hidrelétrica, a energia que vem das nossas águas é a nossa vocação natural.
    Julia Audrey Possatti - n°14
    F. 2 - 6º ANO 2

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  19. RIO PINHEIROS - HISTÓRIA, LUGAR, MEMÓRIA.

    O Rio Pinheiros possuía curvas, após ser retificado e passou a ser reto, o rio era limpo, era usado para prática de esportes e lazer. Em 1929 era aproveitado pelo clube Germânia (atual Clube Pinheiros).
    Em meados da década de 40, com a industrialização do Estado de São Paulo, o rio que era utilizado pelos atletas foi se transformando em um dos maiores problemas ambientais, neste mesmo ano devido as grandes enchentes e uma grande crise energética devido ao crescimento da cidade, começaram a canalização do Rio Pinheiros. Em direção a Represa Bílis e devido as obras a população acabou se afastando do rio, antes mesmo da poluição atingi-lo e torná-lo em uma gosma negra e até hoje em sua nascente ele possui água limpa e potável.

    Julia Audrey Possatti - n°14
    F. 2 - 6º ANO 2

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  20. SE O RIO PINHEIROS FALASSE...
    Atravessando pelo Rio Pinheiros, foi inaugurada uma ponte de 138 metros de altura denominada Ponte Otávio Frias de Oliveira, onde tem capacidade de passar quatro mil carros por hora em cada pista a famosa "ponte estaiada" construída para desafogar o trânsito na região da Marginal Pinheiro, que por sinal apesar da moderna arquitetura desta ponte o rio ainda continua um esgoto a céu aberto.

    Julia Audrey Possatti n°14
    F. 2 6º ANO 2

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  21. CLIMATOLOGIA

    Efeito Estufa: de muita importância para estabilizar a temperatura na primeira camada da atmosfera a "troposfera" que mantém a temperatura da terra em 15 graus, mas o ser humano está conseguindo alterar essa temperatura, através da emissão de gazes em nossa atmosfera como o CO², Metano e o vapor d'água que quando evapora carrega elementos químicos com ele.
    Elementos Climáticos:
    • Temperatura;
    • Pressão atmosférica: depende também da altitude, máximo nível do mar.
    • Precipitação: Sólida = granizo e neve; e líquida = chuva.
    • Umidade relativa e absoluta
    • Ventos: planetários ou regionais
    Julia Audrey Possatti - n°14
    F. 2 - 6º ANO 2

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  22. FATORES CLIMÁTICOS

    Sua função é modificar o clima.
    • Latitude: teoricamente quente.
    • Altitude: quando aumenta a altitude diminui a temperatura, quando diminui altitude aumenta a temperatura.
    • Massa de ar: principais condições da modificação de tempo.
    • Continentabilidade: proximidade ou não do oceano.
    • Correntes oceânicas: maior e menor variação de temperatura.
    • Vegetação.
    Nossos climas brasileiros são considerados por regiões e são os seguintes:
    • Equatorial
    • Tropical
    • Tropical sem árido
    • Tropical de altitude
    • Tropical atlântico
    • Subtropical
    Através do climograma é feito um gráfico das temperaturas e chuvas realizando uma média mensal das temperaturas para juntar dados e fazer um gráfico anual.

    Julia Audrey Possatti - n°14
    F. 2 - 6º ANO 2

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  23. CLIMATOLOGIA - ALDO RESENDE
    • Tempo = estado momentâneo da atmosfera.
    • Clima = conjunto de tempos calculados em trinta anos.
    • Elementos climáticos x Fatores Climáticos
    - Temperatura
    - Pluviosidade
    - Umidade do ar
    - Pressão atmosférica
    - Vento
    • Fatores Climáticos (influenciam)
    - vegetação
    - altitude
    - latitude
    - maritimidade/continente litoral
    - correntes marítimas
    - circulação atmosférica

    Julia Audrey Possatti - n°14
    F. 2 - 6º ANO 2

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  24. CLIMATOLOGIA - ALDO RESENDE (PARTE 2)

    PRESSÃO ATMOSFÉRICA

    Quanto maior a diferença de temperatura, maior a velocidade do vento.
    (Quanto mais perto da superfície mais quente, quanto mais alto mais frio).

    Julia Audrey Possatti - n°14
    F. 2 - 6º ANO 2

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  25. CLIMA DO BRASIL

    Massas de Ar
    • Massa de ar polar atlântica: causadora de chuvas frontais, freagem amazônica e queda de neve e geadas no sul.
    • Massa tropical atlântica: é quente e úmida, provoca chuvas.
    • Massa tropical continental: é quente e seca.
    • Massa equatorial atlântica: é quente e úmida, provocadora de chuvas.
    • Massa equatorial continental: quente e úmida se expandem muito.
    • Fenômeno El niño: Modifica o clima no Brasil tem origem no Oceano Pacífico. Chuvas mais contínuas e prolongadas.

    Julia Audrey Possatti - n°14
    F. 2 - 6º ANO 2

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  26. Atenção caros (as) alunos (as)! Essas lições já foram corrigidas e a nota será passada em minha caderneta! Algumas considerações e correções serão feitas em sala de aula! Os alunos que não responderam essa postagem perderam 50% da nota de lição de casa! Abraços a todos!

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