domingo, 18 de agosto de 2013

8º Ano 2




Professor Demetrio Alexandre Guimarães

Tema para ser trabalhado: "A Apropriação Desigual dos Recursos Naturais". (Data: 19/08/2013 a 25/08/2013).

Caro(a) aluno(a). Leia e estude o texto que está no link : Professora Celina-Geografia

Observação: Leia apenas o texto número  9." A apropriação desigual dos recursos naturais", que está no Blog da Professora Celina, para fazer esse trabalho!

Após a leitura e o estudo do mesmo, realize a seguinte atividade:

1) Procure em um dicionário todas as palavras que você desconhecia no texto, e escreva o significado das mesmas aqui na postagem.

2)Procure todos os assuntos do texto que você achou interessante, pesquise sobre os mesmos no google e escreva um pequeno resumo sobre eles.

3)Faça um resumo completo do texto, escrevendo-o aqui. 

Observação:
Coloque o seu nome completo, número e série antes de escrever sua resposta.
Cuidado para não copiar e colar textos da internet! Sua resposta será verificada e você não obterá sua nota se fizer isso!

Suas respostas serão publicadas e avaliadas logo após o vencimento do prazo de envio (25/08/2013);

Respostas enviadas após o vencimento (25/08/2013), não serão corrigidas!

Bom trabalho! 

6 comentários:

  1. KLAUS AZEVEDO N.37 SÉRIE.8-2 MANHA

    1.Significado das palavras no dicionário

    Viabilidade econômica-é um caráter ou uma qualidade de viável. Que se pode percorrer; transitável, praticável: estrada viável.
    Viáveis-Que se pode percorrer; transitável, praticável: estrada viável.
    Hematita- (Fe2O3) natural, do qual existem duas variedades: a hematita vermelha ou oligisto e a hematita marrom ou limonita, ambos os minérios de ferro muito procurados.
    Implícita- Que está contido numa proposição sem estar expresso em termos precisos, formais: cláusula implícita.
    Que se manifesta mais por atos do que palavras: vontade implícita. Si
    Eletrólise- Decomposição química de certas substâncias em fusão ou em solução, pela passagem de uma corrente elétrica: prepara-se o alumínio por eletrólise da alumina.
    Físico-química- Ciência que compreende a física e a química em seus domínios comuns.
    Inesgotáveis -Que não se pode esgotar: fonte inesgotável.
    Protorozóico-separação superior das duas maiores seções do Pré-Cambriano com uma duração que está aproximadamente entre os 2, 5 milhões e os 570 milhões de anos.
    Aspecto-A face exterior de algo, aparência: castelo de aspecto imponente.
    Maneira de ver, ponto de vista: sob esse aspecto, a coisa muda de figura.

    ResponderExcluir
  2. KLAUS AZEVEDO N.37 SERIE.8-2 MANHA

    2.Assunto que achei mais interessante: Resíduo Sólido e lixo.

    A palavra lixo significa resto. O lixo é também o lugar perfeito para a proliferação de doenças. Quando jogado no solo sem nenhum tratamento, atrai grandes grupos de seres vivos: as moscas, baratas, ratos, porcos, cachorros, urubus, as bactérias, os fungos e vírus. A falta de coleta pública leva as populações também a enterrarem o lixo. Em relação aos gases que saem do lixo, o metano é o maior problema, pois a sua elevada concentração superior a 5% pode ser explosiva. A coleta de lixo é a melhor medida preventiva, pois impede o acúmulo destes materiais próximos a população.
    Os resíduos sólidos são todos aqueles resíduos que resultam da atividade da população de origem industrial, agrícola, doméstica, hospitalar e comercial.
    Não há diferença entre lixo e resíduos sólidos, pois antigamente os resíduos sólidos eram denominados lixo e fim.
    Os resíduos sólidos são as principais causas da poluição do solo devido aos acúmulos de embalagens de plástico, papel, metais, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas. Demora muito tempo para desaparecer no ambiente. O vidro, leva em torno de cinco mil anos para se decompor, enquanto isso, outros tipos de plástico nunca se decompõem, pois são resistentes ao processo de biodegradação promovido pelos microrganismos.
    O lixo orgânico (sobras de alimentos), no processo de decomposição, gera um líquido escuro, turvo e malcheiroso altamente poluente chamado chorume. Em época de chuva, quando os lixos se misturam com a água, o chorume encontra maior facilidade de infiltração no solo, contaminando os rios, lagos e córregos. Pode permanecer por muitos anos no solo mesmo depois do fechamento dos lixões, fazendo com que tenham ações corretivas durante vários anos com o objetivo de remediar a contaminação.
    Resolver o problema dos resíduos sólidos pode até significar muito menor a demanda por serviços de saúde.
    Isto tem em várias cidades, localizadas em terrenos muito grandes, por isso acúmulo de lixo, que cheira mal e tem trabalhadores que trabalham recolhendo lixo.

    ResponderExcluir

  3. 3.Resumo do texto dado para leitura.

    A apropriação desigual dos recursos naturais

    Recurso mineral é um material rochoso que utilizado podem ser explorados pelo homem. Ele é dividido em três categorias: conhecimento técnico, interesse e viabilidade econômica.
    Minério é o material rochoso com alta concentração de substâncias, e ele é retirado da jazida mineral, e o conjunto de operações necessárias para essa retirada se chama lavra.
    As jazidas minerais em exploração são chamadas de minas.
    As jazidas viáveis economicamente são aquelas formadas por hematita concentrada. Como os recursos minerais resultam da concentração de substâncias nos materiais rochosos, o seu tempo de formação é muito mais longo do que a velocidade de sua exploração econômica, por isso que o uso de recursos minerais não renováveis é altamente impactante e exige a discussão da conservação do recurso e de sua exploração sustentável. Tenho como exemplo, o piso de madeira ou cimento queimado, substituindo à cerâmica, e as janelas, se fossem de madeira, poderiam ser substituídas por estruturas metálicas.

    Resíduo sólido não é lixo

    De acordo com o dicionário, se for ver, o resíduo sólido é lixo. Simplesmente, usam esse termo ( resíduo sólido), para substituir. Pois os dois nomes tem o, mesmo significado.

    A produção desigual dos recursos minerais

    Os recursos minerais são praticamente inesgotáveis, na medida em que tais substâncias fazem parte da composição da crosta terrestre.
    Um aspecto importante para o sucesso da extração do minério é a sua localização. E por se encontrar muito distante as jazidas minerais, limitados das ofertas de energia e falta de água, ficam inviáveis economicamente.
    Nas bacias sedimentares são encontrados os recursos minerais energéticos, como o carvão, gás e o petróleo. As principais estruturas rochosas sedimentares no caso brasileiro estão localizadas na Amazônia, Maranhão, Pantanal e Paraná. Já as estruturas rochosas cristalinas, onde se localizam as jazidas minerais de manganês, ferro, níquel, diamante e urânio, destacam-se os escudos das Guianas, o Atlântico, o Brasil Central e o Uruguaio sul-rio-grandense. O principal minério da produção de alumínio, a bauxita, se localiza nas bacias sedimentares.
    As rochas cristalinas têm formações geológicas bem mais antigas do que as sedimentares, datando-as no arqueozoico e proterozóico, e, portanto, consideradas pré-cambrianas. Essas rochas foram submetidas à temperatura e pressão elevadas, o que propiciou a formação de cristais microscópicos, favorecendo, pela lentidão de sua formação, a concentração de certas substâncias minerais. No caso da rocha sedimentar, foram formadas pelo acúmulo de sedimentos em bacias de sedimentação que, do ponto de vista geológico, formaram-se a partir da era paleozoica, e, portanto, mais recentes que as cristalinas.
    O ouro é uma substância mineral que pode ser encontrada tanto nas rochas cristalinas quanto em bacias sedimentares. As rochas cristalinas por ser mais antigo o ouro existente nos escudos se formaram primeiro.
    A China, apesar de ser uma grande produtora de ferro, necessita importar o minério para suprir a quantidade que consome. Os quatro principais consumidores mundiais de ferro são China, Europa, Japão e Estados Unidos. A situação mais complicada de dependência do mercado mundial destes grandes consumidores de ferro é a do Japão (que não produz ferro) e da Europa (cuja produção é insuficiente). Os Estados Unidos é quase autossuficientes, mas necessita complementar a produção nacional com fornecedores externos.

    ResponderExcluir
  4. NOME:SÂMOA GABRIELE DE JESUS SILVA
    N:24 SERIE:8 ANO 2
    PROFESSOR:DEMETRIO
    1R:FE203: E UM OXIDO COMPOSTO DE BINARIO
    BAUXITA:HÌDROXIDO DE ALUMINIO
    2R:TODOS NOS SERES HUMANOS SOMOS OS PRIMEIROS QUE PARECEM SER ALTERNAMENTE INDEPENDENTES DE E QUE PODEMOS FAZER TUDO O QUE BEM QUISER
    MAS SOMOS DEPENDENTES DE RECURSOS NATURAIS PARA NOS PODEMOS SOBRE VIVER. COMO A ÀGUA E UM RECURSO NATURAL E SEM A ÀGUA NOS NÃO SOBRE VIVEMOS
    3R:COMO A POPULAÇÃO PRESISA DE RECURSOS NATURAIS E PARA ISSO TEM OS MINERIOS COMO:DE FERRO , MANGANÊS, E DE CHUMBO QUE PARTICIPAM DA COMPOSIÇÃO QUIMICA.
    NA CROSTA DA TERRA POR EXEMPLO:PODEM SER ENCONTRADOS EM VARIOS TIPOS DE ROCHAS DE FORMA HEMATIDA.
    O ALUMINIO E UM MINERIO ORIUNDO DE BAUXITA E PARA ESTRAIDO E NECESSARIO PASSAR POR UM PROSSESO ESTRAIDO POR A ELETOLISSE QUE È UTILIZADO PELA ÀGUA

    ResponderExcluir
  5. Thauany Severo Tenório N:31 Ano: 8 ano 2

    1)Manganês:Manganês ou mangnesio é um elemento químico com o simbolo Mn.
    Bauxita:Bauxita ou bauxite é um mineral que ocorre naturalmente;
    2)Os resíduos sólidos são partes de resíduos gerados apos a produção,transformação ou utilização de bens como eletrodomésticos,computadores,celulares e outros.Uma grande parte desses resíduos são produzidos em grande centros urbanos principalmente em residencias,escolas,industrias e construções civis.E tem os resíduos sólidos quem são altamente perigosos para o meio ambiente como as pilhas e baterias de celulares que são formadas por compostos químicos com uma alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.
    3) A expressão recurso mineral é citada a respeito a matérias rochosos que podem ser explorados pelo ser humano.Esses recursos podem ser divididos por diferentes categorias.O minério é um mineral rochoso cm alta concentração de substancias quem interessam economicamente a sua atividade extrativa.Os recursos minerais tem um tempo longo para a sua formação até milhões de anos.Então sua formação é muito mais longa do que a velocidade em que exploram economicamente.
    Resíduo sólido é um termo quem tem sido usado para substituir a palavra lixo.Essa expressão "resíduo sólido" está com a ideia da reutilização do material.Além da reutilização dos recursos minerais, também temos quem diminuir o consumo de refrigerante tanto em escola como em casa,não apenas pelos hábitos saudáveis,mas também pelo material que é feito a latinha do refrigerante o alumínio.
    Os recursos minerais mesmo que renováveis são finitos.Já do ponto de vista de físico-químico os recursos minerais são praticamente inesgotáveis.A irregularidade na distribuição dos recursos minerais é um aspecto de diferencialidade espacial da produção mineral.É importante considerar que é intensamente desigual entre outros consumidores e produtores no mercado mundial de minério.

    ResponderExcluir
  6. Atenção caros (as) alunos (as)! Essas lições já foram corrigidas e a nota será passada em minha caderneta! Algumas considerações e correções serão feitas em sala de aula! Os alunos que não responderam essa postagem perderam 50% da nota de lição de casa! Abraços a todos!

    ResponderExcluir

Escreva sua resposta ou comentário!Logo após a verificação e avaliação do mesmo, eu publicarei assim que for possível.