domingo, 18 de agosto de 2013

6º Ano 2

Professor Demetrio Alexandre Guimarães


Tema para ser trabalhado: "A História da Terra e os Recursos Minerais". (Data: 20/08/2013 a 26/08/2013).

Caro(a) aluno(a). Leia e estude o texto que está no link : Portal São Francisco

Após a leitura e o estudo do mesmo, realize a seguinte atividade:

1) Procure em um dicionário todas as palavras que você desconhecia no texto, e escreva o significado das mesmas aqui na postagem.

2)Procure todos os assuntos do texto que você achou interessante, pesquise sobre os mesmos no google e escreva um pequeno resumo sobre eles.

3)Faça um resumo completo do texto, escrevendo-o aqui.

Observação:

Coloque o seu nome completo, número e série antes de escrever sua resposta.

Cuidado para não copiar e colar textos da internet! Sua resposta será verificada e você não obterá sua nota se fizer isso!

Suas respostas serão publicadas e avaliadas logo após o vencimento do prazo de envio (26/08/2013);

Respostas enviadas após o vencimento (26/08/2013), não serão corrigidas!

Bom trabalho! 

9 comentários:

  1. Texto: “A Origem da Terra”

    Pesquisa no dicionário:

    Exuberante- Cheio de animação e vigor, extrovertido;
    Extremo- Que está no ultimo ponto, o mais distante, o mais afastado;
    Constituído- O que está pronto, o que está formado;
    Substancias- Dar força a, vigorar;
    Submerso- Que é coberto por água. Que vegeta em baixo d’água;
    Solidificou- Ficar sólido;
    Silício- Elemento químico, que encontramos no estado liquido;
    Incandescente-Que se apresenta em estado de brasa, ardente;
    Magma- Massa pastosa que dá uma rocha endógena;
    Calcário- Calcário é um nome dado a um grupo de rochas sedimentares, ou também que contem cal;
    Bauxita- Rocha de cor avermelhada;
    Escassez- Falta de algo muito importante. Ex: Água, chuva, etc;
    Jazida- Depósito de minério;
    Íons- Partícula composta através de carga elétrica;
    Engendrar- Fazer existir de maneira imaginativa.





    Julia Audrey Possatti
    Nº 14 – 6º Ano 2

    ResponderExcluir
  2. Assuntos Interessantes

    A ORIGEM DA LUA

    De acordo com a hipótese de origem da Lua, imagina-se que a Terra e a Lua foram formadas em nosso sistema solar, só que em regiões diferentes, porém há probabilidade de que a Lua se precipite sobre a Terra para formarem um mesmo corpo.
    De acordo com os estudos é comprovado que a Lua tem se afastado de dois a três centímetros por ano do planeta Terra.
    Outra hipótese é que a Lua formou-se através de uma fissão de uma terra em estágios iniciais, ou seja, quando nosso planeta ainda não teria esfriado, antes do revestimento de uma crosta sólida, em decorrência as mesmas leis que regem os movimentos do planeta passou a ter também um movimento de translação ao redor de seu planeta gerador.
    A ausência de água líquida e de atmosfera originado ventos, não permite ocorrer erosões, por isso a Lua é formada por crateras, que quando um meteorito atinge a sua superfície e causa um buraco, esse buraco não é alterado devido à falta de água, o mesmo mantendo-se intacto.
    Chegamos à conclusão de que a Lua, inicialmente foi formada e recoberta por uma espessa camada de lava fundida, que ao resfriar-se formou uma crosta uniforme de rochas claras, a qual possui baixa gravidade local.
    De acordo com os estudos e analises, o interior da “Lua”, é composto por uma crosta de basaltos, manto médio, que sofre alterações, devido aos impactos que causam aquecimento, os que originaram os mares; já o manto inferior é formado por materiais em estado plástico e seu núcleo composto por ferro, pouco níquel e possível quantidade de enxofre.



    Julia Audrey Possatti
    Nº 14 – 6º Ano 2

    ResponderExcluir
  3. RESUMO GERAL
    Nosso planeta faz parte de um Sistema Solar composto por astros, tais como o Sol, a Lua, as estrelas e os planetas.
    Para saber também mais sobre os mistérios da Terra podemos estudar as rochas, os terremotos, os vulcões e também restos de organismos preservados nas rochas.
    Acreditasse que nosso planeta foi constituído através de uma nuvem de gás.
    De acordo com a força da gravidade formou-se no centro da Terra os elementos químicos mais pesados como o níquel e o ferro.
    O conhecimento geológico é fundamental para evitar danos à natureza e ao homem, como deslizamentos de terra e rocha, afundamento de terra e enchentes. Nessas atividades de obras é necessário um trabalho em conjunto com geólogos, engenheiros e arquitetos.
    A Terra leva muito tempo para sua formação e concentração de minerais, a exploração contínua e desenfreada das jazidas está causando sérios danos ecológicos.
    É fato que a Terra e o Sistema Solar existem a cinco ou seis bilhões de anos, a Ciência já possui métodos que lhe permite calcular o tempo transcorrido por reações nucleares, através de rochas e meteoritos.
    Além de a Lua ser o único Satélite Natural da Terra, ela é a 5° maior lua do Sistema Solar, e não possui atmosfera que possa ser detectado por aparelhos.
    Além de não possuir atmosfera, não possui também campo magnético, dessa forma a superfície lunar está diretamente exposta ao vento solar, este que por sua vez possui muitos íons de hidrogênio. Esse hidrogênio incorporado ao rególito da Lua, já foi trazido por astronautas para o estudo do vento solar, pois há expectativa de que esse hidrogênio solar algum dia poderá ser utilizado como combustível para foguetes.
    Agora de acordo com a hipótese da Expulsão por colisão ou fissão, a lua teria se formado em decorrência a restos lançados ao espaço da Terra quando um grande objeto, semelhante ao tamanho do planeta. Marte chocou-se com nosso Planeta Terra, que devido à energia da colisão produziu uma grande quantidade de rocha vaporizada, que quando esfriou gerou nossa Lua. De acordo também com essa hipótese o eixo da Terra sofreu inclinação.
    Em 1880, George Darwin, acreditava na hipótese de que a Terra era um astro solitário, que com sua evolução e oscilações dos mares do globo terrestre, que ao entrarem em ressonância, resultaram em grande pedaço da Terra, que continuou a girar em torno dela mesma que originou a Lua.
    Do seu ponto de vista, Buffon supôs que um cometa ao chocar-se com o Sol, projetou-se no espaço através de um choque violento, gerando muitos fragmentos, os planetas então continuaram a mover-se circularmente pela combinação das forças centrífuga e centrípeta, sentido dado pela direção do choque primitivo. Os planetas seriam assim restícios das substancias incandescentes do Sol, que aos poucos foram se resfriando e de acordo com o tempo foram tomando seus volumes respectivos, de acordo com seus cálculos a Terra teria demorado cerca de 74.000 anos para chegar á sua temperatura atual. Porém na época de Buffon só eram conhecidos os planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno.
    Até onde se sabe o planeta em que vivemos é o único do nosso Sistema Solar em condições de abrigar e manter a vida da forma como conhecemos, pois nosso planeta está a uma distância adequada do Sol, que nos traz a temperatura própria para nossa sobrevivência, temos uma atmosfera rica em oxigênio para nos manter vivos e com grandes quantidades de água para nossa existência, além de ser o 1° planeta a partir do Sol que tem um satélite natural que é a Lua.
    Através de estudos sobre da atmosfera foi descoberta que a atmosfera de Vênus, Terra e Marte têm origem secundária, isto é, não se formaram em decorrência da nebulosa primitiva que deu origem ao nosso Sistema Solar.
    A atmosfera existente foi substituída por uma nova composta por hidrogênio, hélio, traços de metano, vapor d’água, amoníaco, nitrogênio e gases nobres.

    Julia Audrey Possatti - Nº 14 – 6º Ano 2

    ResponderExcluir
  4. RESUMO GERAL - Parte 1

    Texto: “A Origem da Terra”

    Como sabemos nosso planeta faz parte de um Sistema Solar composto por astros, tais como o Sol, a Lua, as estrelas e os planetas.
    Na Idade Média acreditava-se que os planetas do Sistema Solar ficavam parados, enquanto o Sol girava em torno deles. Pois sempre houve grandes mistérios e curiosidades sobre a formação do nosso planeta.
    Para sabem também mais sobre os mistérios da Terra podemos estudar as rochas, os terremotos, os vulcões e também restos de organismos preservados nas rochas.
    Acreditasse que nosso planeta foi constituído através de uma nuvem de gás.
    De acordo com a força da gravidade formou-se no centro da Terra os elementos químicos mais pesados como o níquel e o ferro.
    Sabemos que os continentes se movem, e acredita-se que a milhões de anos atrás eram um único e enorme continente chamado PANGEA.
    Este se dividiu com o passar do tempo de acordo com seus movimentos, e deu origem aos continentes atuais, o qual se tornou chamado de DERIVA CONTINENTAL (entre costa leste do Brasil e costa oeste da África).
    Já no fim do oceano Atlântico existe inúmeras montanhas submarinas, ao continente africano e ao continente sul americano se afastarem foi produzido um magma que saí do manto, que em contato com a água, torna-se sólido e produz um novo fundo submarino, ou seja, as montanhas, este fenômeno denomina-se EXPANSÃO DO FUNDO OCEÂNICO.
    A teoria DERIVA CONTINENTAL e a teoria EXPANSÃO DO FUNDO OCEÂNICO, deu origem a uma nova teoria: TECTÔNICA DE PLACAS é como se a superfície da Terra fosse dívida em placas que se movimentam em várias direções. Quando ocorre dessas placas se chocarem causaram terremotos e vulcanismos.
    As ações climáticas acabam desgastando e decompondo as rochas. Causando o INTEMPERISMO.
    Essas decomposições geram areias, lamas e seixos. Também denominados SEDIMENTOS, que ao se deslocarem geram a EROSÃO.
    A Petrologia é o estudo das rochas, que é dividida em três principais tipos de rochas:
    • IGNEAS – gerada através do magma solidificado no fundo do mar, consolidada no interior da Terra;
    • SEDIMENTARES – forma-se geralmente em temperatura e pressões baixas, ou seja, sedimentos originados em erosões que se compactam através das Bacias Sedimentares.
    • METAMÓRFICAS – formadas a partir das rochas ígneas, sedimentares, ou outras que devido às modificações de temperatura e pressão podem se fundir, devido ao aquecimento local.

    Julia Audrey Possatti - nº 14 - 6º 2

    ResponderExcluir
  5. RESUMO GERAL - Parte 2

    Os Fósseis são restos petrificados, de acordo com o passar do tempo, de sedimentos do ambiente, restos de animais e vegetais, orgânicos, que acabam sendo soterrados rapidamente e se transformam em uma rocha sedimentar. A PALEONTOLOGIA é a parte da Geologia que estuda os fósseis.
    A JAZIDA MINERAL é constituída por uma grande quantidade de minério existente em um determinado local. Podem ser constituídos também por rochas, como o calcário, sedimentos com a areia, de solo como a bauxita; e de combustíveis fósseis como carvão e petróleo.
    A Geologia possui uma importante aplicação no estudo do subsolo com o objetivo de perfuração de poços para obtenção de água subterrânea chamada HIDROGEOLOGIA, nas regiões com escassez de água.
    O conhecimento geológico é fundamental para evitar danos à natureza e ao homem, como deslizamentos de terra e rocha, afundamento de terra e enchentes. Nessas atividades de obras é necessário um trabalho em conjunto com geólogos, engenheiros e arquitetos.
    A Terra leva muito tempo para sua formação e concentração de minerais, a exploração contínua e desenfreada das jazidas está causando sérios danos ecológicos.
    É fato que a Terra e o Sistema Solar existem a cinco ou seis bilhões de anos, a Ciência já possui métodos que lhe permite calcular o tempo transcorrido por reações nucleares.
    É o que fazem os cientistas para obter a idade da Terra e do Sistema Solar, eles analisam a radioatividade das rochas antigas e de meteoritos respectivos.
    A forma usada para calcular a idade da Terra, foi relacionada através da produção entre o urânio e chumbo, devido a sua alta radioatividade, encontrados em rochas; e analisando também meteoritos foi constatado que eles contem os mesmos materiais de composição dos quais é feita a Terra.
    Além de a Lua ser o único Satélite Natural da Terra, ela é a 5° maior lua do Sistema Solar, e não possui atmosfera que possa ser detectado por aparelhos.
    A maior parte da superfície lunar é coberta por um fino pó de resíduos rochosos produzidos pelos impactos de meteoritos, conhecido como “rególito”.
    Além de não possuir atmosfera, não possui também campo magnético, dessa forma a superfície lunar está diretamente exposta ao vento solar, este que por sua vez possui muitos íons de hidrogênio. Esse hidrogênio incorporado ao rególito da Lua, já foi trazido por astronautas para o estudo do vento solar, pois há expectativa de que esse hidrogênio solar algum dia poderá ser utilizado como combustível para foguetes.
    Há muito tempo a Lua vem sendo estudada, a fim de descobrirmos sua origem, mesmo assim muito ainda é desconhecido.
    É provável que sua origem tenha sido através de uma colisão, um corpo estranho que se colidiu com a Terra a 4,6 bilhões de anos, daí então um pedaço ejetou-se em órbita devido ao impacto e condensou-se no espaço formando nossa Lua.

    Julia Audrey Possatti - nº 14 - 6º 2

    ResponderExcluir
  6. RESUMO GERAL - Parte 3

    Agora de acordo com a hipótese da Expulsão por colisão ou fissão, a lua teria se formado em decorrência a restos lançados ao espaço da Terra quando um grande objeto, semelhante ao tamanho do planeta. Marte chocou-se com nosso Planeta Terra, que devido à energia da colisão produziu uma grande quantidade de rocha vaporizada, que quando esfriou gerou nossa Lua. De acordo também com essa hipótese o eixo da Terra sofreu inclinação.
    Em 1880, George Darwin, acreditava na hipótese de que a Terra era um astro solitário, que com sua evolução e oscilações dos mares do globo terrestre, que ao entrarem em ressonância, resultaram em grande pedaço da Terra, que continuou a girar em torno dela mesma que originou a Lua.
    Agora de acordo com a origem comum por fragmentação, um planeta primitivo que ao contrair-se aumentou sua velocidade de rotação, dividiu-se em duas partes desiguais que se distanciaram mantendo-se unidos por uma ponte de determinado material. Ao se separarem a ponte deu origem a uma espécie de “gota” que permaneceu em órbita do fragmento maior a “Terra”. A Lua seria a “gota” e o pedaço menor o planeta “Marte”.
    De acordo com a teoria da projeção em relação à origem da Terra, a que mais se destaca é a teoria de Buffon, a qual ele acredita que todos os planetas do nosso Sistema Solar, por se moverem em mesma direção do nosso Ocidente para o Oriente e no mesmo plano, eles foram postos em movimento pela mesma causa.
    Do seu ponto de vista, Buffon supôs que um cometa ao chocar-se com o Sol, projetou-se no espaço através de um choque violento, gerando muitos fragmentos, os planetas então continuaram a mover-se circularmente pela combinação das forças centrífuga e centrípeta, sentido dado pela direção do choque primitivo. Os planetas seriam assim restícios das substancias incandescentes do Sol, que aos poucos foram se resfriando e de acordo com o tempo foram tomando seus volumes respectivos, de acordo com seus cálculos a Terra teria demorado cerca de 74.000 anos para chegar á sua temperatura atual. Porém na época de Buffon só eram conhecidos os planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno.

    De acordo com a teoria de condensação, a formação da Terra seria: condensação de matéria cósmica, em estado primitivo, incandescência, do globo, formação de uma crosta sólida devido ao resfriamento, existência do fogo central; e assim que se tornou possível à baixa de temperatura, surge o aparecimento da vida orgânica.

    Julia Audrey Possatti - nº 14 - 6º 2

    ResponderExcluir
  7. RESUMO GERAL - Parte 4

    A formação da Terra segundo a teoria da Incrustação, não tem nada de científico, pois ela é baseada em conformidade com o que está escrito na bíblia, “Deus criou o mundo em seis dias”, quatro mil anos antes da era cristã, porém essa afirmativa é contestada pelos geólogos, devido ao estudo dos fósseis e milhares de características incontestáveis, sobre a origem da Terra. Pois está teoria tem contra si os mais positivos dados da ciência experimental.
    Até onde se sabe o planeta em que vivemos é o único do nosso Sistema Solar em condições de abrigar e manter a vida da forma como conhecemos, pois nosso planeta está a uma distância adequada do Sol, que nos traz a temperatura própria para nossa sobrevivência, temos uma atmosfera rica em oxigênio para nos manter vivos e com grandes quantidades de água para nossa existência, além de ser o 1° planeta a partir do Sol que tem um satélite natural que é a Lua.
    Por alma da Terra podemos entender que uma coletividade de espíritos incumbidos de elaboração e direção, de certo grau intelectual, ou seja, espíritos a quem está confiada à alta direção dos destinos morais e progresso de sua população, missão esta, que é atribuída a um ser com sabedoria superior.
    A idade da Terra é feita á través de cálculos e pelas rochas radioativas encontradas na crosta, pois as mais antigas encontradas apresentam 3,8 bilhões de anos, de acordo com as rochas encontradas na Groelândia, porém acredita-se que sua formação tenha sido antes, pois nessa época já havia se solidificado através de estudos feitos com análises de meteoritos os quais datam 4,5 a 4,6 bilhões de anos.
    De acordo com os estudos de nossa estrutura geológica, sabemos que nosso planeta é composto por: crosta continental e oceânica, a continental rica em granito, e a oceânica composta por rochas basálticas e ricas em silício, alumínio, ferro e magnésio; Núcleo Externo, formado por uma liga líquida de ferro e níquel e o Núcleo Interno composição igual ao externo, porém em estado sólido.
    A nossa atmosfera se dividiu em varias camadas, a troposfera, tropopausa, estratosfera, nelas ocorrem principais fenômenos meteorológicos e controle de temperaturas.
    Já na estratopausa, está a mesofera onde a temperatura caí bruscamente.
    A camada superior, ionosfera é composta por eletricidade dos raios solares, com pressões baixíssimas e o ar rarefeito.
    E ainda a termosfera e a exosfera, onde estão os satélites artificiais.
    Através de estudos sobre da atmosfera foi descoberta que a atmosfera de Vênus, Terra e Marte têm origem secundária, isto é, não se formaram em decorrência da nebulosa primitiva que deu origem ao nosso Sistema Solar.
    Acredita-se que tenham se formado a partir de gases expelidos pelos vulcões após a formação do planeta.
    A atmosfera existente foi substituída por uma nova composta por hidrogênio, hélio, traços de metano, vapor d’água, amoníaco, nitrogênio e gases nobres.
    Essa nossa atmosfera “secundária” foi originada através dos gases expelidos pelas atividades vulcânicas e teve sua formação nos primeiros 500 milhões de após a formação da Terra.

    Julia Audrey Possatti - nº 14 - 6º 2

    ResponderExcluir
  8. RESUMO GERAL - Parte 5


    Já a Lua que é um satélite e tem 1/4 de diâmetro da Terra, é rica em alumínio, titânio e seu interior é rochoso, porém não possui atmosfera.
    Suas crateras são classificadas como:
    • Primárias: disposta aleatoriamente, na superfície lunar, originadas pelo impacto dos meteoritos;
    • Secundárias: localizadas em volta das primárias, menores e profundas;
    • Vulcânicas: quantidade menor que as de impacto, formada por partículas sólidas e finas.





    Julia Audrey Possatti
    Nº 14 – 6º Ano 2

    ResponderExcluir
  9. Atenção caros (as) alunos (as)! Essas lições já foram corrigidas e a nota será passada em minha caderneta! Algumas considerações e correções serão feitas em sala de aula! Os alunos que não responderam essa postagem perderam 50% da nota de lição de casa! Abraços a todos!

    ResponderExcluir

Escreva sua resposta ou comentário!Logo após a verificação e avaliação do mesmo, eu publicarei assim que for possível.