domingo, 18 de agosto de 2013

6º Ano 4




Professor Demetrio Alexandre Guimarães


Tema para ser trabalhado: "A História da Terra e os Recursos Minerais". (Data: 21/08/2013 a 27/08/2013).

Caro(a) aluno(a). Leia e estude o texto que está no link : Portal São Francisco

Após a leitura e o estudo do mesmo, realize a seguinte atividade:

1) Procure em um dicionário todas as palavras que você desconhecia no texto, e escreva o significado das mesmas aqui na postagem.

2)Procure todos os assuntos do texto que você achou interessante, pesquise sobre os mesmos no google e escreva um pequeno resumo sobre eles.

3)Faça um resumo completo do texto, escrevendo-o aqui.

Observação:
Coloque o seu nome completo, número e série antes de escrever sua resposta.
Cuidado para não copiar e colar textos da internet! Sua resposta será verificada e você não obterá sua nota se fizer isso!

Suas respostas serão publicadas e avaliadas logo após o vencimento do prazo de envio (27/08/2013);

Respostas enviadas após o vencimento (27/08/2013), não serão corrigidas!

Bom trabalho! 

20 comentários:

  1. 1-níquel:elemento de número atômico 28,metálico,branco-prateado,usado em ligas e como catalisador.2-silício:elemento de número atômicos 14,não metálico,cinzento,leve,duro,muito abundante na crosta terrestre,empregado na confecção de dispositivo eletrônico.3-calcário:roxa constituída essencialmente de carbonato de cálcio.4-radioatividade propriedade que tem certos átomos de emitir espontaneamente partículas,por efeito duma instabilidade dos seus núcleos.

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  2. O material que atualmente constituiu montanhas como o Pão de Açúcar e o corcovado,formou-se a centenas ou milhares de metros abaixo da superfície terrestre,há muitos milhões de anos.

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  3. nome:Leonardo Ritter da silva gama
    número:21
    Sérié:6áno
    Filera:4
    Data:27/08/2013

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  4. Nome: Eric Valério da silva Nº9 Serie: 6ºano 4

    1ª Pergunta

    1º parágrafo

    Desvendar v.t. Esclarecer, patentear, revelar, dar a conhecer, tirar a venda dos olhos, fazer ver, enxergar.

    8º parágrafo

    Extremos /s/ [do lat. Extremum] adj. 1 final, terminal, último, derradeiro. 2 remoto,afastado.

    12º parágrafo

    Radioatividade s.f. 1 Propriedade que têm certos corpos (rádio, polônio, urânio, etc.) de emitirem raios suscetíveis de produzir efeitos físicos e fisiológicos. 2 Ramo da Física que estuda essas propriedades.

    13º parágrafo

    Geologia 1 Ciência que estuda a estrutura da Terra, a sua origem, natureza e transformações.

    Oceanografia s.f. 1 Descrição do oceano e dos seres vivos e vegetais que o povoam.

    Meteorologia s.f. 1 Parte da Física que trata dos fenômenos atmosféricos e das suas leis, especialmente com vista à previsão do tempo.

    24º parágrafo

    Vulcão s.m. 1 Montanha de onde, por uma abertura chamada crateras saem matérias candentes, fogo ou só fumo. 2 [Figurado] Abrasamento, grande incêndio; imaginação ardente. 3 Gênio impetuoso. 4 Perigo iminente contra a ordem social.

    27º parágrafo

    Intemperismo s.m. [Geologia] Conjunto de processos e fenômenos que levam à desintegração das rochas.


    ´´pode apagar se quiser mas não deu para passar a resposta inteira então estou enviando por partes``

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  5. Nome: Eric Valério da silva Nº9 Serie: 6ºano 4

    2ª Pergunta

    Assunto escolhido: 6- Os fósseis

    Arqueologia estuda os animais antigos e as plantas. Mas não é só isso que os arqueólogos estudam. Eles também estudam: os locais que os animais passavam e o resto de comida que eles comiam. (A arqueologia mexe com a pré-história).
    Os fósseis são registros da arqueologia, que foram soterrados, a bilhões de anos atrás.
    A maioria dos fósseis, encontrados são os ancestrais dos animais de hoje.

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  6. 3ª Pergunta

    RESUMO

    1-introdução

    Nos humanos cheios de curiosidade, querias saber o porquê de tudo, mas para isso, precisaria extrair do solo as nossas necessidades básicas.
    Antes. Muito antes, nossos ancestrais falavam que a Terra era o centro do universo, mas, com a inteligência subindo, descobriram que a Terra faz parte de um grupo de planetas e que ela gira entorno do sol, formando o sistema solar.
    Os estudos falados foram dados nomes, mas o mais importante que trata fixamente nesse assunto deram o nome de geologia, a vários outros estudos que também estuda o planeta Terra, mas vamos parar um pouco.

    2-A Terra

    A seis bilhões de anos uma nuvem de gás que vagava no espaço começou a se contrair formando varrias esferas que giram em torno do Sol. Uma delas é o planeta Terra.

    3-Dinâmica Interna

    Há vários anos atrás. Acredita-se em um local chamava Pangea. Mas não durou por muito tempo a Pangea foi se dividindo e formando nossos locais atuais que nos vivemos. A causa da divisão de Pangeia foi casada pelos os vulcões.
    No Brasil também ocorre esses fenômenos naturais (ex: terremoto e vulcões). Isso é não com tanta intensidade e são raros os terremotos no Brasil.

    4-Dinâmica Externa

    A ação da água, do vento, do calor e do frio na rocha é denominada intemperismo. Essa desintegração gera areias, lamas e seixos, é denominado sedimentos. Quando o sedimento se desloca da rocha é chamado erosão.

    5-Tipos de rocha

    O liquido denominado magma se origina do manto e da crosta. E o magma que da a origem a rocha ígneas. Essas rochas são localizadas no interior da Terra que é chamadas Plutônicas.
    Quando a rocha ígnea faz fusão com a rocha sedimentar à transformação é a rocha metamórfica.

    6-Os fosseis

    Os fosseis são feitos do sedimento que a no ambiente. Há uma parte da geografia que estuda os fosseis esse estudo é chamado de paleontologia. Na geografia os fosseis ajudam, a saber, aonde os sedimentos foram depositados.

    7-Aplicações do conhecimento geológico

    Quando existe uma grade quantidade de mineral em um local, ele é constituído de JAZIDA MINERAL.
    Exemplo de minérios: ouro, pedras preciosas e a cassiterita podem se tirados das rochas que o formaram.
    O estudo do subsolo é chamado de hidrogeologia. Esse estudo que também é geografia soluciona graves problemas, por exemplo, a escassez de água nas regiões secas como o Nordeste do Brasil.
    A Terra demora muito tempo para concentrar os minerais. Utilizamos os minerais de maneira racional para trazer benefícios à população atual e futura. A exploração de minerais se desenvolve socialmente e economicamente ou seja o ´´ minério não dá duas safras `` porque o minério é um bem renovável.

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  7. Nome:Eric Valerio da Silva Nº 9 Serie: 6º ano 4 Data: 25/08/13

    Professor eu tinha terminado o trabalho que você tinha pedido com o termino eu lhe enviei todas as respostas uma por uma depois disso eu fui ver o plagium que o senhor tinha falado a 1ª pergunta deu um site porque eu não tinha dicionário a folhas então peguei um dicionário virtual a 2ª pergunta eu fiz um resumo dos fossei que eu pesquisei no Google, mas o plagium não me acusou, pois eu falei com minhas palavras e a 3ª pergunta meu acusou com cinco ou seis sites, mas eu juro que eu fiz o resumo do texto como o senhor pediu a única coisa que eu fiz foi pegar algumas palavras do texto estudado não desses sites que me acusaram se o senhor achar que é mentira pode me dar um zero, mas é serio eu não peguei nada de nenhum site.

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  8. ''PROFESSOR ESSE É O TEXTO QUE ESTA VALENDO
    RECONSIDERE O 1º TEXTO QUE EU TE ENVIEI''

    Nome: Eric Valério da silva Nº9 Serie: 6ºano 4

    3ª Pergunta

    RESUMO

    1-introdução

    Nos humanos cheios de curiosidade, querias saber o porquê de tudo, mas para isso, precisaria extrair do solo as nossas necessidades básicas.
    Antes. Muito antes, nossos ancestrais falavam que a Terra era o centro do universo, mas, com a inteligência subindo, descobriram que a Terra faz parte de um grupo de planetas e que ela gira entorno do sol, formando o sistema solar.
    Os estudos falados foram dados nomes, mas o mais importante que trata fixamente nesse assunto deram o nome de geologia, a vários outros estudos que também estuda o planeta Terra, mas vamos parar um pouco.

    2-A Terra

    A seis bilhões de anos uma nuvem de gás que vagava no espaço começou a se contrair formando varrias esferas que giram em torno do Sol. Uma delas é o planeta Terra.

    3-Dinâmica Interna

    Há vários anos atrás. Acredita-se em um local chamava Pangea. Mas não durou por muito tempo a Pangea foi se dividindo e formando nossos locais atuais que nos vivemos. A causa da divisão de Pangeia foi casada pelos os vulcões.
    No Brasil também ocorre esses fenômenos naturais (ex: terremoto e vulcões).

    4-Dinâmica Externa

    A ação da água, do vento, do calor e do frio na rocha é denominada intemperismo. Essa desintegração gera areias, lamas e seixos, é denominado sedimentos. Quando o sedimento se desloca da rocha é chamado erosão.

    5-Tipos de rocha

    O liquido denominado magma se origina do manto e da crosta. E o magma que da a origem a rocha ígneas. Essas rochas são localizadas no interior da Terra que é chamadas Plutônicas.
    Quando a rocha ígnea faz fusão com a rocha sedimentar à transformação é a rocha metamórfica.

    6-Os fosseis

    Os fosseis são feitos do sedimento que a no ambiente. Há uma parte da geografia que estuda os fosseis esse estudo é chamado de paleontologia. Na geografia os fosseis ajudam, a saber, aonde os sedimentos foram depositados.

    7-Aplicações do conhecimento geológico

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  9. 1)subsolo:camada do solo que se acha imediatamente planicies:grande exentesão de terreno plano exuberantes:vegetaçao axuberante cheio de vigor corcovado:que tem corcova 2)resumo sobre:A CURIOSIODADE NATURAL DO HOMEM EM DESVENDAR OS MISTERIO DA NATUREZA R:que o principais curiosidade natural foi o homem que descobrio a natureza 3)RESUMO podera atigir o vulcãos a melhor que conhece a terra e o fato como o solo,podera a fundar e a terra podera modificar dos tempos para que o sol gira a traves da terra onde a lugares onde exuste floresta e que o homem so tem a camada de o maior profudidade.

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  10. Na idade média ,acredita-se que a terra era o centro do universo e que todos os outros astros,como o sol,a lua ,os planeta e as estrelas giravam em torno dela.
    com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia,o homem pode comprovar que a terra pertence a um grupo de planetas e outros astros ,que geram em torno do sol ,formando o sistema solar.
    Além disso o homem só tem acesso á camada superficial do nosso planeta. A distancia da superfície até o centro da terra mede 6.370 km -dois mil quilômetros a mais que a distância entre o chui . pontos localizado nos extremos norte e sul do Brasil e a maior perfuração já feita só alcançou 10 km de profundidade.
    O estudo dos minerais contidos em uma determinada rocha pode determina onde e como ela se formou .
    Pela teoria mais estima-se que a formação do sistema solar teve inicio ha seis bilhões de anos , quando uma enorme nuvem de gás que vagava pelo universo começou se contrair .a poeira e os gás dessas nuvem se aglutinaram pela força da gravidade e,há 4,5 bilhões de anos ,formaram várias esferas de gás incandescente que giravam em torno de uma esfera maior,que deu origem ao sol.
    Assim,foram separando-se a camadas com propriedade químicas e físicas no interior do globo terrestre .Há cerca de 4 bilhões de anos,formou-se o núcleo constituído por ferro e níquel no estado solido,com um raio de 3.700.
    O conhecimento sobre suas causas vem se acumulando através do estudo do funcionamento dos processo internos do planeta

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  11. leonardo ritter da silva gama
    número:21
    serie:6ano4

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  12. Nome: Bruna Fernanda Da Silva
    Numero: 5
    Série: 6 ano 4

    Respostas:

    1)Oceanografia: Ciência que tem por objeto o estudo da vida nos oceanos e no meio físico que são constituídos.
    Meteorologia: Estudo dos fenômenos atmosféricos e das suas leis; Principalmente com a intensão de prever as variações do tempo.
    Aglutinaram: Juntaram; Uniram; Soldaram; Colaram.
    Consolidam: Firmam; Fixam; Fundam

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  13. Nome: Bruna Fernanda Da Silva
    Numero: 5
    Série: 6 ano 4

    2)TIPOS DE ROCHAS: Rocha é a união natural de minerais e compostos químicos. Podem ser encontradas em toda a superfície terrestre. Alguns tipos de minerais são: Quartzo, Grafita, Calcita, Mica, Feldspato, Talco e Diamante.
    As rochas se classificam em: Ígneas ou Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas.

    OS FÓSSEIS: Os fósseis são registros arqueológicos deixados no solo ou no subsolo. São restos de animais ou plantas que se conservaram ao longo de milhões de anos...
    São conservados em sedimentos naturais minerais e o processo de fossilização consiste na transformação da matéria orgânica em um composto mineral, mas que não perde sua característica física.
    Para a realização dos estudos pré - históricos é preciso analisar os fósseis, eles são fontes imprescindíveis para desvendar acontecimentos que ocorreram em tempos distantes...

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  14. Nome: Bruna Fernanda Da Silva
    Numero: 5
    Série: 6 ano 4

    3)INTRODUÇÃO: A curiosidade do homem o levou ao estudo da Terra. Na Idade Média, acreditava-se que a Terra era o centro do universo e de que todos os outros astros giravam em torno dela. Com o desenvolvimento da ciência, pode-se comprovar que a Terra pertence a um grupo de planetas e outros astros que giram em torno do Sol, formando o Sistema Solar.
    Foi descoberto também que a Terra se modifica através dos tempos. Essas transformações sã causadas por gigantescos movimentos que ocorrem no interior e na superfície da Terra. Por serem transformações muito lentas, o homem não pode acompanha-las diretamente.
    É possível descobrir o que existe dentro da Terra em tão grandes profundidades e como descobrir a idade de cada período da história da Terra através do estudo das rochas, dos terremotos,dos vulcões, dos restos dos organismos preservados nas rochas e das propriedades físicas terrestre, tais como o magnetismo e a gravidade. Todos esses estudos são parte da Geologia. Outras ciências da Terra são a Geografia, a Oceanografia e a Meteorologia.

    A TERRA: A teoria mais aceita é a de que a Terra é a de que o Sistema Solar teve inicio há seis milhões de anos quando uma enorme nuvem de gás começou a se contrair. A poeira e os gases dessa nuvem começaram a se aglutinar, formando varias esferas que giravam em torno da esfera maior: o Sol. As outras formaram os planetas, entre eles a Terra.
    Devido a força da gravidade, os elementos químicos mais pesados, concentram-se no seu centro, enquanto os gases foram varridos pelos ventos.
    Foram separando as camadas e formando o núcleo. Em torno do Núcleo se formou o manto, e em torno da terra a atmosfera.

    DINÂMICA TERRESTRE: Hoje em dia os continentes se movem. Acredita-se que a milhões de anos ele eram unidos m apenas um continente chamado Pangea.
    Com a continuidade dos estudos, as teorias da Deriva Continental e da expansão do fundo oceânico, foram agrupadas em uma nova teoria chamada Tectônica de Placas.
    Embora a movimentação dessas placas serem seja muito lenta, essas dobras e falhas dão origem a grande cadeias de montanhas.
    Outro fenômeno causado pelo movimento das placas é o vulcanismo.

    DINÂMICA EXTERNA: A ação da água, dos ventos, do calor e do frio sobre as rochas, provoca o seu desgaste e decomposição, causando o que se denomina intemperismo.

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  15. Nome: Bruna Fernanda da Silva
    Numero: 5
    Série: 6 ano 4.

    TIPOS DE ROCHAS: Os três tipos de rochas principais são: ígneas, sedimentares e metamórficas. As rochas ígneas se consolidam no interior da Terra e se formam na superfície terrestre. São chamadas de Extrusivas ou Vulcânicas.
    As rochas sedimentares se formam, geralmente, na superfície terrestre, a temperaturas e pressões muito baixas.
    As rochas Metamórficas são formadas a partir de modificações de rochas ígneas, sedimentares ou metamórficas, pelo aumento da temperatura ou da pressão, porém sem chegarem a se fundir.

    OS FÓSSEIS: São restos de seres vivos petrificados. A parte da Geologia que estuda os fósseis é chamada de Paleontologia. A idade indicada pelos fósseis é, entretanto, uma idade relativa. Através do estudo dos fósseis, descobriu-se que as primeiras formas de vida aparecem há 3,5 bilhões de anos.

    APLICAÇÕES DO CONHECIMENTO GEOLÓGICO: Quando um minério existe em grande quantidade, ele constitui uma Jazida Mineral. Outros minérios como o ouro, as pedras preciosas e a cassiterita podem ser extraídos das rochas em que se formaram ou nas quais se depositaram.
    A ocupação do solo é outro importante campo de atuação geólogo. O conhecimento geológico é muito importante para prevenir a ocorrência de problemas no futuro.
    A Terra leva muito tempo para formar e concentrar os minerais. Portanto, os recursos minerais devem ser utilizados da maneira mais racional.

    A ORIGEM DA TERRA: A Terra e o Sistema Solar começaram a existir há 5 ou 6 bilhões de anos.

    O INVENTO DE UM FANTÁSTICO RELÓGIO: O professor Libby havia inventado um fantástico "relógio" que, segundo sua teoria, teria permitido cronometrar os milênios do passado. da mesma forma que nosso relógio de pulso nos informa da passagem dos segundos do presente.

    BUSCANDO A IDADE DA TERRA: A idade da Terra é calculada dando-se uma relação entre o urânio e o chumbo.

    MONTE URAIS: 300 MILHÕES DE ANOS: Os meteoritos são o que permitiriam chegar aos 6 bilhões de anos. As ondas sonoras emitidas por um corpo que se distância do lugar onde se encontra o observador, chega aos ouvidos com uma frequência mais baixa.

    OS 6 BILHÕES DE ANOS DOS METEORITOS: contem, essencialmente os mesmos materiais dos quais esta feita a Terra.

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  16. Nome : Emelly de Lima e Silva N°8 - Serie : 6°4

    1)Oceanografia: Ciência que tem por objeto o estudo da vida nos oceanos e no meio físico que são constituídos.
    Meteorologia: Estudo dos fenômenos atmosféricos e das suas leis; Principalmente com a intensão de prever as variações do tempo.
    Aglutinaram: Juntaram; Uniram; Soldaram; Colaram.
    Consolidam: Firmam; Fixam; Fundam

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  17. Nome ; Emelly de Lima e Silva N°8 - Serie 6°4

    2)TIPOS DE ROCHAS: Rocha é a união natural de minerais e compostos químicos. Podem ser encontradas em toda a superfície terrestre. Alguns tipos de minerais são: Quartzo, Grafita, Calcita, Mica, Feldspato, Talco e Diamante.
    As rochas se classificam em: Ígneas ou Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas.

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  18. Nome ; Emelly de Lima e Silva N°8 - Serie 6°4

    OS FÓSSEIS: Os fósseis são registros arqueológicos deixados no solo ou no subsolo. São restos de animais ou plantas que se conservaram ao longo de milhões de anos...
    São conservados em sedimentos naturais minerais e o processo de fossilização consiste na transformação da matéria orgânica em um composto mineral, mas que não perde sua característica física.
    Para a realização dos estudos pré - históricos é preciso analisar os fósseis, eles são fontes imprescindíveis para desvendar acontecimentos que ocorreram em tempos distantes...

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  19. Nome :Emelly de Lima e Silna N°8 - Serie :6°4

    3)INTRODUÇÃO: A curiosidade do homem o levou ao estudo da Terra. Na Idade Média, acreditava-se que a Terra era o centro do universo e de que todos os outros astros giravam em torno dela. Com o desenvolvimento da ciência, pode-se comprovar que a Terra pertence a um grupo de planetas e outros astros que giram em torno do Sol, formando o Sistema Solar.
    Foi descoberto também que a Terra se modifica através dos tempos. Essas transformações sã causadas por gigantescos movimentos que ocorrem no interior e na superfície da Terra. Por serem transformações muito lentas, o homem não pode acompanha-las diretamente.
    É possível descobrir o que existe dentro da Terra em tão grandes profundidades e como descobrir a idade de cada período da história da Terra através do estudo das rochas, dos terremotos,dos vulcões, dos restos dos organismos preservados nas rochas e das propriedades físicas terrestre, tais como o magnetismo e a gravidade. Todos esses estudos são parte da Geologia. Outras ciências da Terra são a Geografia, a Oceanografia e a Meteorologia.

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  20. Atenção caros (as) alunos (as)! Essas lições já foram corrigidas e a nota será passada em minha caderneta! Algumas considerações e correções serão feitas em sala de aula! Os alunos que não responderam essa postagem perderam 50% da nota de lição de casa! Abraços a todos!

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